segunda-feira, 2 de março de 2009

Choppers em série!

A nova onda no mercado estadunidense são as “choppers de fábrica”, moda estimulada pelo sucesso de programas e séries como American Chopper e West Coast, as “choppers de fábrica” contentam aqueles que querem exclusividade, mas nem tanto, preferem mesmo a segurança de uma moto de fábrica ao preço de um produto produzido em série. São máquinas incríveis, com tecnologia na medida certa estas motos conservam um certo ar nostálgico, puro efeito, claro, mas entregam aquilo que prometem, muito estilo e performance para contentar o fetiche dos motociclistas mais exigentes! As características em comum são a exagerada distância entre eixos e o ângulo de cáster muito aberto, itens normalmente alterados em customizações radicais nestes modelos vêm de série, com o compromisso de manter a boa ciclística para um desempenho eficiente. A Harley-Davidson puxa a fila com a Softail Rocker FXCW 1600, um modelo de inspiração claramente vintage, desde o assento monoposto, o banco do carona é retrátil, até os detalhes de acabamento como o velocímetro tipo copo colocado sobre o tanque. A Rocker só parece uma moto de época , mas na verdade é bastante atual, equipada com o moderno motor Twin Cam 96B de 1584cc e injeção eletrônica que despeja seus 11,7Kgfm de torque no pneuzinho traseiro com 240mm de tala! Uma máquina longa, com 1.760mm de entre eixos e cáster com ângulo de 36,5°, uma configuração bastante ousada em uma moto de série, disponível em duas versões, a "C" e uma mais básica com alguns cromados a menos. A Honda seguindo a mesma tendência lançou no mercado estadunidense a Fury, com motor V-Twin de 52° e 1300cc. A moto conta com injeção eletrônica, transmissão por cardã e oferece até freios ABS como opcional. Muito estilosa a Fury parece ter saído de um atelier de personalização, com linhas esguias marcadas pelo tanque estreito e curvo, um show de design e exclusividade em um modelo de fábrica. As medidas confirmam a tendência, com incríveis 1.809mm de entre eixos e cáster de 38°! Para fechar, a Yamaha Raider XV 1900S, esta belezoca é um meio termo entre o retrô da HD e o estilo da Honda. Com 1854cc e 330Kg, o torque máximo chega a meras 2.500rpm garantindo muita força e conforto segundo a fabricante. O acabamento impecável da Yamaha impressiona, e o design agrada imediatamente.

2 comentários:

TARIK disse...

Sinceramente, acreditava que este estilo estava se extinguindo. Acredito que a primeira marca se arriscou e as outras marcas acompanharam sem saber exatamente se isso daria certo. Há outros modelos antigos como as Café Racer e as Bobbers que podem ser aproveitadas como "antigos lançamentos" que este modelo que ao meu ver nao me agrada (opinião)

Peter Potamus disse...

Olá Tarik!
Estamos falando de um movimento popular, tipicamente norte-americano, que teve início no pós guerra, segunda metade da década de 40, quando por falta de peças devido à crise o momento alguns motociclistas passaram a retirar da moto tudo o que fosse dispensável, até o ponto de cortar peças de lataria, vem daí o nome "chopper"(to chop = cortar, talhar). A base para este trabalho foram as HDs devido a abundância da marca naquele país, e o resto é consequência, mas a prática nunca se extinguiu. O que as fábricas estão fazendo hoje é aproveitar esta moda, muito popularizada pelos programas de TV atuais, para faturar um pouco mais, pura tendência.