terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Bobber Yamaha XS-650

É incrível o que se pode fazer em termos de customização, a idéia de que apenas Harley Davidsons se prestam a este tipo de trabalho já está superada em países europeus, e há algum tempo vem crescendo por aqui também. Na década de 70 a Yamaha importou oficialmente o modelo XS-650, uma bicilíndrica em linha de estilo inglês, provavelmente inspirada nas clássicas Triumphs. Estas motos hoje são raridade e carecem de peças difíceis de encontrar, mesmo assim parecem uma base interessante para trabalhos como este:

O resultado é uma bobber rabo duro ao melhor estilo da velha escola, só o necessário. Neste caso foi preciso uma reconstrução do quadro, uma vez que a moto base era uma street de arquitetura muito diferente de uma custom, o novo quadro aumentou a distâcia entre-eixos alongando a balança traseira e permitindo que o banco, tipo selin, fosse rebaixado, modificando radicalmente a geometria da moto original.

O estilo bobber surgiu na década de 50 na terra do Tio Sam, a moçada por lá pelava a moto retirando tudo o que fosse desnecessário, porém sem alterar o quadro original, e esta é a diferença entre uma bobber e uma chopper, que frequentemente tem o ângulo da suspensão dianteira e outras características alteradas por meio da reconstrução do quadro. Em ambos os casos a moto base é sempre uma custom.

Neste caso a reconstrução do quadro é inevitável por se tratar de uma street, mas o resultado simula uma bobber, e o que vale é o resultado.

Vejam outros exemplos tendo como base este mesmo modelo, a XS-650:

Nenhum comentário: