quinta-feira, 5 de março de 2009

Choppers Brasileiras

A cultura chopper surgiu no Brasil há pouco tempo, com uma defasagem de uns 40 anos eu diria, sabemos de sua origem estatunidense, conforme tenho comentado no Vila Santa, mas afinal o que é bacana é para ser propagado, e nada mais legal do que inventar a sua própria moto!
Aqui vale uma breve observação: A motocicleta é um veículo individual que adapta-se ao corpo humano como uma extensão dele, ou seja, tanto melhor será o seu domínio desta máquina quanto melhor adaptada à sua biomecânica ela estiver. E aí esbarramos em um problema, as motocicletas são dimensionadas tendo como base o tamanho médio do ser humano, daí a explicação de por quê as motos norte americanas são maiores que as japonesas, é uma questão de ergonomia, os japoneses são menores. Desta forma, uma personalização radical tem a oportunidade de redimensionar a máquina ao usuário, é comum uma chopper que seja adaptada apenas ao seu usuário, ficando inadequada a outras pessoas de medidas muito diferentes. Este, na minha opinião, é o grande barato da customização, buscar antes de tudo a melhor geometria para o seu conforto dentro daquele estilo de pilotagem que você quer.
Estes anos de defasagem têm explicação em nossa própria cultura biker (prefiro este termo, cultura motociclística fica medonho), aqui em terras tupiniquins a abundância de matéria prima para a construção de choppers é escassa, esta matéria prima é o que chamo de "moto velha e barata". Claro, nada melhor do que pegar a sua Harley-Davidson zerada e meter a serra em um dos bons ateliers de personalização do mercado, o que pode facilmente dobrar o custo do modelo original, mas convenhamos, é uma realidade bastante distante da maioria do povo brasileiro, e a idéia não é esta, uma moto personalizada não significa objeto de boutique, não deve ser um luxo, mas sim uma adaptação artesanal do objeto ao usuário. Também não há muitos proprietários dispostos a cortar uma moto zero, seja ela qual for, sob o risco de ter seu bem desvalorizado em uma futura troca. Pois bem, como no Brasil até Harleys antigas são caras devido à importação em pequena escala, o que nos resta são alternativas viáveis, modelos de fabricação nacional já desvalorizados devido aos anos de produção ou modelos fora de linha, e hoje uma das melhores bases para uma chopper é a Honda CB400, o modelo nacional que mais se aproxima do ideal chopper de máquina simples, com manutenção barata e peças disponíveis.
Mesmo não tendo a melhor motorização para uma boa " tocada custom", que se traduz em muito torque a baixa rotação, ela também não decepciona, e bem trabalhada resulta em uma motocicleta surpreendente. A CB precisa de uma reconstrução de quadro a fim de alongar a moto, a balança trazeira é muito curta, uma vez alongada o selin pode ser rebaixado e os comandos avançados, para isso alguns preferem transformar o quadro em berço duplo, esta receita simples transforma radicalmente a posição de pilotagem ao melhor estilo custom, como fazer isto é a arte do negócio. O assunto é vasto e apaixonante, vamos voltar a ele muitas vezes aqui no VilaSanta, mas por falar em arte, gostaria de render uma homenagem ao pessoal da NOSTALGIA CHOPPERS, dentre muitos trabalhos que tenho visto arrisco dizer que os caras alcançaram o "estado da arte" nesta brincadeira, as fotos que ilustram este post são trabalhos da Nostalgia Choppers e acreditem, tratam-se de CBzonas renascidas, os caras são de Novo Hamburgo-RS.

9 comentários:

TARIK disse...

Fala pessoal do Vila! meu primeiro comentario eu nao me apresentei, sou fã do motociclismo em toda a espécie desde custom, bobber, café racers, street, naked, ss, trail, supermoto e tudu que envolve e eu possa ter esquecido de citar.
Ainda sobre as 'polemicas' choppers, vou tentar concertar oq eu disse a primeira vez; por exemplo: aquela ultima foto (a moto laranja) ela é linda, mas apenas para se ficar admirando ou pequenos rolezinhos em um final de tarde....Agora ja a penultima eu sinceramente nao sei se ela se enquadraria na categoria chopper, mas ela sim eu teria, pega meu msn ai pra gnt discutir sobre isso e ou te passar alguns assuntos para vc abordar aki no blog
tarikyeah@hotmail.com

Peter Potamus disse...

Olá novamente Tarik!
Cara, é tudo uma questão de gosto, não é?
Eu cruzaria o país em cima de qualquer uma delas!
Cara, não uso msn, mas que bacana que esteja acompanhando o blog, vamos conversando.

Nostalgia Muscle Cars disse...

Em primeiro venho agradecer ao topico feito pelas nossas motos...e sendo elogiado, pois não é fácil nesse país começar algo do zero.
Sou o editor do blog Nostalgia e dono da chopper preta/laranja...e c/ certeza, a moto não é só para "roles" em final de tarde, ela pega a estrada e muito bem...só na primeira "banda", foram feitos 150 km numa tarde...a 4º moto da NC lgo começara a ser feita...novidades no blog...
Excelente blog, continue assim.
abraços da galera da Nostalgia!!

Peter Potamus disse...

Olá amigo!
Será sempre um prazer trazer notícias sobre as choppers Nostalgia, sem dúvida um trabalho magnífico! E o melhor, é moto com cara de moto, com aquele tempero old school que a gente gosta, nada de designs mirabolantes como tenho visto tantos por aí...
Quanto ao conforto, não tenho dúvida, ela parece mesmo feita para estrada, chega a dar "comichão" de vontade de experimentar :-))

alexandre disse...

tenho uma cb450 gostaria de saber se sairia muito caro para transformala numa chopeers (quadro seco e banco de mola)uma classica chopeer .aguardo resposta meu mail é alexandreaocubo@hotmail.com

Peter Potamus disse...

Olá Alexandre!

Amigo, para transformar a sua CB em uma chopper será preciso reconstruir o chassi da moto, é na geometria desta peaça que está a alma da motocicleta e a partir dele se define toda a ciclística.

A menos que você seja um construtor apto você vai precisar dos serviços de um profissional gabaritado. Minha dica é o pessoal do Nostalgia Choppers, você vai gastar algo em torno de R$4.000,00 para fazer a transformação, mais rodas, pneus e outros detalhes. Fala com o Israel através do site http://nostalgiacars.blogspot.com/

Anônimo disse...

Queria muito montar uma chopper, por onde devo começar ?

gilberto.lima.junior@hotmail.com

Unknown disse...

Olá pessoal primeiramente gostaria de elogiar o forum, muito massa e dizer que também estou na luta para conseguir grana e fazer uma moto dessas.

alan disse...

Olá pessoal.
venho por meio deste dizer que vou fazer uma chopper.
trabalho numa empresa especializada em aço inox e tenho muitos dos recursos cara preparação da cuja.
vou precisar conversar com algumas pessoas para tirar duvidas e pegar algumas dicas.
Se alguem puder e quiser ajudar ajudar ou dar umas dicas vou ficar grato
alan.candioto@hotmail.com