quarta-feira, 11 de março de 2009

Pinstriping - A arte dos filetes

Amigos, o tema de hoje é especial e apaixonante, vamos conhecer um pouco mais sobre a arte dos filetes, o pinstriping. O conceito é simples, trata-se de uma pintura decorativa totalmente manual, na qual delicados filetes são traçados formando desenhos abstratos, quase sempre em composições simétricas de linhas curvas. Para isso usa-se um pincel especial de formato único, cabo curto e longas cerdas feitas com pelo de rabo de esquilo, os famosos pincéis Mack. O pinstriping é bastante antigo, tendo origem nos desenhos tribais Maori, o povo nativo da Nova Zelândia, posteriormente vindo a decorar carruagens e mais tarde encontrou espaço na Kustom Kulture a partir da década de 30. Apesar de ser uma arte pouco difundida por aqui, já começam a surgir alguns nomes de destaque no Brasil, tais como Marcelo Lobão e Luis Gick. Segundo Gick, "As principais características do pinstriping à mão livre é que cada traço tem o seu peso, cada pinstriping tem a sua alma. O artista quando termina um pinstriping deixa nele muito esforço e suor, resultado de tudo o que passou em seu aprendizado: frustrações, alegrias e orgulho pelo trabalho bem feito. E com certeza não existe coisa melhor que olhar nos olhos do cliente e ver aquele sorrisão, de orelha a orelha, estampado no rosto. "Esse privilégio a máquina nunca vai ter!". Vale a pena dar uma olhada em alguns vídeos sobre o assunto, a habilidade e precisão no trabalho chegam a impressionar, o resultado final dificilmente seria atribuído a um trabalho manual antes de ver um vídeo destes.
Alguns links de onde coletamos as imagens e informações: http://inema.com.br/mat/idmat092616.htm http://www.autocustom.com.br/site/materias/pintstriping/index.html http://www.marcelolobao.com.br http://aerografia.com/pinstriping.html http://www.mikeyspinstriping.com/ http://www.fchao.com.br/index08.htm http://www.myrideisme.com/Blog/you-want-to-be-a-pinstriper/ http://hotrodsurf.com/Hot-Rod-News/4_30_08_Pinstriping-Brush.htm http://www.jeffjefferiespinstriping.com/gallery.html http://www.steves-garage.de/html/details.html http://sandiegorodandcustom.com/services/pinstriping/ http://www.flickr.com/photos/mariusmellebye/

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente matéria, não fazia idéia de eram pintados à mão livre!
Abraços!

Peter Potamus disse...

Isso mesmo amigo, o verdadeiro pinstripe é manual, mas existem as imitações, feitas com adesivo recortado, máscaras, etc.