segunda-feira, 27 de abril de 2009

Choppers Inglesas

Em terras europeias é muito comum vermos belas choppers construídas a partir destas belíssimas máquinas. Abundantes por toda a Europa devido à excelência e aos longos anos de produção, as Triumphs são a base mais popular para projetos despojados de personalização, a mecânica simples e robusta aliada ao desempenho adequado para uma "tocada custom" fazem de modelos como a Triumph Bonneville a preferida para este trabalho. Produzida desde 1959, a Bonneville com seus dois cilindros em linha e refrigeração a ar pouco evoluiu ao longo dos anos, o motor de 650cc (hoje 865cc) de manutenção barata fez desta moto a opção natural para bikers que fogem ou não sustentam a exclusividade de uma HD. Estamos falando aqui de choppers construídas na garagem, um movimento de origem popular afinal estas máquinas são construídas sobre carcaças, muitas com mais de 30 anos de produção, as Triumphs estão para o europeu assim como a CB 400 está para o Brasileiro, isto mesmo, me perdoem a heresia da comparação, mas é mais ou menos por aí... A receita é simples, pegue uma Bonneville, ou outro modelo da marca inglesa, retire tudo, deixe a moto pelada mesmo, no lugar do banco clássico apenas um selim, o mais baixo possível, e pronto, temos aí um ótimo começo! Guidão "seca sovaco" e um tanque "peanut" emprestado da HD 883 também fazem parte da receita (ok, o "seca sovaco" é por minha conta!). O resultado está entre o sofisticado e o improviso, tudo depende do investimento e capricho, vejam abaixo o que nossos amigos do velho mundo conseguem com suas Triumph!

4 comentários:

Unknown disse...

Muito legal !!!acho q vc tem razao quanto a comparaçao com as cb 400
concordo!
apezar das fabricaçoes e otimas motos de linha que vemos por ae ainda acho q customizaçao e a melhor forma de colocar indentidade numa motocicleta!

Peter Potamus disse...

Hahaha, isso mesmo Chris, a comparação é forçada, mas na prática e considerando a diferença de universo Brasil/Europa é por aí mesmo.

Outra moto que vem a ser uma boa plataforma para choppers é a Honda Shadow 600, uma moto que vendeu bastante mas que infelizmente teve sua produção interrompida.

Vale lembrar que a soma de anos de produção mais número de unidades vendidas é o que faz de uma moto uma base interessante, quanto mais melhor, mais tempo em produção mais modelos defasados e baratos, mais unidades vendidas maior facilidade de peças e manutenção.

Moto barata é a melhor base para uma chopper de garagem!

Anônimo disse...

Das imagens mostradas não vi nenhuma chopper, tudas bobber ou cafe race

Peter Potamus disse...

Caro Anônimo,

Uma Bobber por definição é uma custom personalizada mas com quadro íntegro, ou seja se cortou não é bobber, é chopper, mesmo que na forma se assemelhe a uma típica bobber americana, não seria errado classificá-las como choppers.

Uma vez que estas motos originalmente não são custons,mas estão mais para streets, é quase certo que tenha sofrido cortes e adaptações em seus quadros originais, muitads delas inclusive fica claro que o ângulo de cáster foi alterado, ou seja, é chopper.

Outro detalhe, Café Racer com banco tipo sela eu nunca vi, no estilo Café Racer o piloto fica encaixado com as pernas mais recuadas, o banco é reto e o corpo posicionado à frente uma vez que trata-se de uma moto de corrida. Café Racer com banco tipo sela e pernas lançadas à frente não existe, é chopper! ;-)

Abs.